O exame de próstata pode ser feito via PSA, mencionado acima no tópico sobre exames de rotina de sangue, ou através do toque retal. A utilidade desses exames, sejam de investigação ou de rastreio, depende de vários fatores que caracterizam cada paciente e também do grupo em que ela(e) está inserida(o). O toque vaginal é um exame feito durante a consulta de ginecologia para avaliar possíveis irregularidades na vagina ou colo do útero. Esse exame é o mais básico dos exames de sangue e ajuda a detectar doenças como anemia, infecções, processos inflamatórios, problemas de coagulação e leucemia.
De acordo com o Ministério da Saúde, é indicado que os exames ginecológicos de rotina sejam realizados, pelo menos, uma vez ao ano. Nestes exames de controle, são medidos o peso e tensão arterial da mãe, determinados os valores de sangue e de urina e efectuados exames ginecológicos. Os exames ginecológicos de rotina são realizados em consultório, e outros são prescritos pelo seu médico para realização em laboratório.
Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia
A lista de contraindicações inclui malformações, infeções, sangue ou atrofia podem dificultar um diagnóstico correto, sendo preferível adiar o exame. Os exames na gravidez incluem exames de sangue, ultrassonografias, exames ginecológicos e de urina, e são importantes para avaliar a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. Assim, a partir de alguns exames, o médico pode pode avaliar a região pélvica da mulher, que corresponde aos ovários e o útero, e as mamas, podendo identificar precocemente algumas doenças.
Quando fazer? Deve ser feito anualmente como exame de rotina ou conforme a necessidade do médico para identificar suspeitar de alguma das ocorrências acima. O exame de toque consiste na palpitação da próstata do paciente por meio do reto , que permite identificar nódulos, inchaços ou outros sinais de câncer.
Exames ginecológicos de rotina são fundamentais para acompanhamento da saúde feminina, de forma que a regularidade da realização é essencial para identificar precocemente doenças como o câncer de colo de útero, iniciando o tratamento e aumentando as chances de sucesso