Como fazer observação de sala de aula - Uma ferramenta para melhorar a prática docente. 118 comentários sobre Relatório de Estágio nas Séries Iniciais do EnsinoFundamental

Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência

Boa note preciso fazer um estagio de 3º a 4º serie nao estou com dificuldade nao sei fazer relatorio nem plano de aula vc pode me ajudar
estudo na faculdade anhanguera
obrigada
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Para crianças das séries iniciais do ensino fundamental, é importante que se trabalhe com textos que lhes chamem a atenção, pois, por estarem em processo de alfabetização e letramento, as histórias engraçadas torna-se um centro de interesses pelas letras. Na entrada da favela de Paraisópolis, em São Paulo, a EEI Espaço Nossa Casa atende 120 crianças da comunidade local. Professora por sete anos, a coordenadora Juliana Parreira assumiu a nova função há quatro. No começo, entrava nas salas sem avisar. "Mas me lembrei de quando era professora e quanto era difícil ter na classe alguém analisando meu trabalho. " Hoje ela combina com os docentes todas as visitas e as pautas são discutidas e compartilhadas nos encontros semanais de formação. Muitas vezes, são os professores que pedem à coordenadora ajuda para melhorar em determinados pontos. "A observação não é inimiga do professor, mas uma forma de valorizar o trabalho dele. Ao observar, busco tanto o que está bom e pode ser disseminado quanto o que pode ser aprimorado.

Cito isso porque a grande preocupação dos acadêmicos (as) e professores (as), esta em como resolver questões de indisciplina nas escolas. Eis a importância de estar sendo acompanhado por um professor (a) experiente ao fazer o estágio. 1. INTRODUÇÃO Esse relatório de estágio é uma exigência para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua e Literaturas da Língua Portuguesa II. Esse material contém documentos, relatórios e cópias de materiais relacionadas a todas as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular. Primeiramente, há a carta de aceite, na qual a instituição apresenta o acadêmico para o início da suas atividades na escola. Depois, há o termo de compromisso, que se refere a um contrato assinado. A primeira aula foi um tipo de prospecção crítica. Eu, estagiário, procurando descobrir a melhor maneira de abordagem dos conteúdos, para melhor compreensão das crianças.

Partindo do pressuposto que as pessoas aprendem através da interação com o meio em que vivem, para aprender a falar basta que o indivíduo viva em um ambiente onde haja outros falantes. Da mesma forma se aprende ler e escrever, em um ambiente letrado, onde os alunos e professores tenham o hábito da leitura e da escrita. É através da interação com as letras que o aluno se tornará um leitor proficiente. E, naturalmente, no setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenação; secretaria; sala dos professores; amplo saguão, onde os alunos ficam em fila, e os (as) professores (as) os conduzem através de dois lances de escadarias, até o piso superior, local das salas de aulas. Para alunos cadeirantes há um elevador. Construída em um terreno de m, onde há uma quadra de esportes coberta; campo de futebol de areia, e espaço para uma bela horta. Na atuação em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexão, de analisar onde e como devemos melhorar.

INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado é uma atividade de extrema importância na formação inicial do professor, logo que, é o momento em que estagiários vivencia, mas diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor/aluno; os métodos de avaliação do professor; os recursos utilizados pelos professores. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção. Há crianças que nunca freqüentaram uma escola, porém, é nota 10 em matemática, vendem latinha; papelão; trabalham na feira, recebem e passam troco, pesam suas mercadorias e não erram. Por outro lado temos muitas crianças na escola que não conseguem resolver uma pequena conta, na aula de matemática. Será que a matemática ensinada nas escolas é desinteressante, não chama a atenção dos alunos, ou será o aprendizado um interesse individual.

No caso de recursos tecnológicos, é sempre recomendável testá-los antes da aula.

Em busca de clareza e objetividade
Muitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendizagem têm origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observação, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clareza e a pertinência das propostas. Para torná-las mais claras, geralmente são necessárias mudanças simples, como a substituição das palavras difíceis.

Fazer do erro uma oportunidade de ensinar
Durante a observação, anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo. Os erros e as intervenções dos professores também podem ser registrados para a tematização da prática durante os encontros coletivos e os individuais.

Ajuda na formação de grupos
É preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleatória ou intencionalmente. A escolha dos pares precisa ser planejada e a formação vai variar de acordo com os conteúdos.



Por isso, é bom consultar cada um dos professores para ver se eles topam receber você. Mesmo quando todos estão acostumados a essa rotina, é importante avisar o professor quando a visita será realizada, como faz a coordenadora pedagógica Márcia Regina Schiavetto, do CE Sesi 146, em Matão, a 350 quilômetros de São Paulo (leia o quadro abaixo).

Envolver os professores na elaboração da pauta também pode ser um procedimento útil para quebrar resistências, pois eles mesmos podem indicar em que pontos necessitam de ajuda e de soluções didáticas. É assim que trabalha a coordenadora pedagógica Juliana de Mattos Parreira, da EEI Espaço Nossa Casa, na capital paulista (leia o quadro Em busca de potencialidades). Ao passar pela secretaria da escola, os professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Centro Educacional Sesi 146, em Matão, a 350 quilômetros de São Paulo, dão uma paradinha para ver quando a coordenadora Márcia Regina Schiavetto vai às salas de aula.

O papel da coordenação pedagógica é melhorar a prática docente na formação continuada na escola. E, para saber das necessidades da equipe para ensinar melhor, quem exerce essa função tem inúmeros recursos, como analisar o planejamento das atividades, as produções dos alunos e o resultado das avaliações. Contudo, existe uma ferramenta que vai direto ao ponto e permite um conhecimento mais estreito dos problemas didáticos: é a observação feita na sala de aula.

O objetivo dessa ferramenta de formação é analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados (leia uma sugestão de pauta na última página). Muitas vezes, o próprio docente não percebe que uma pequena mudança em sua prática pode levar a resultados mais positivos - e uma pessoa de fora tem mais facilidade para apontar um caminho. Nesta reportagem, você, coordenador pedagógico, vai saber como romper eventuais barreiras para usar a observação da sala de aula como uma ferramenta formativa.

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Ao perceber que um agrupamento não é produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e ajude a montar outros mais eficazes.

Para cada situação, um grupo

Ao perceber uma inadequação entre a organização da sala e o conteúdo, você pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. Em roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabalha deve estar relacionada aos objetivos pedagógicos. Geralmente, grupos grandes servem para socializar estratégias, mas não para trocar informações. Já quando o objetivo é colocar os conhecimentos de cada aluno em jogo, o melhor são as atividades individuais. Na segunda aula já existia certa cumplicidade, estávamos professor estagiário e alunos, mais a vontade. E esse estar à vontade, se vista de maneira crítica, pode ser danoso, pois, quando o assunto é Educação devemos sempre estar em estado de alerta. Quando as crianças resolviam passar dos limites, excessiva bagunça, a professora regente nos dava uma força. Com isso, aprendi como lidar com a turma e ministrar as aulas sem o problema de perder o controle da sala, por exemplo.

Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende [] O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. [] A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Procedimentos: Na aula de informática (se não houver sala de informática apresentar através de vídeo as imagens) mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais, representações culturais e a bandeira local. Relatório 1: Plano de aula para primeiro ano do Ensino Fundamental I; Perfil da turma: Turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, composta por 1.

Que atitude o professor tomou. Nas aulas de Matemática, trabalhamos conceitos de multiplicação. Pois, era o conteúdo que a professora estava passando para a turma. Segundo Macedo (USP) apud revista nova escola (Nº 19, p. 89, JUL, 2008) A grande contribuição de Piaget, foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança. 12 de abril de 2001. Maura de Nazaré Palheta Morais 7 h 30 m 11 h 30 m Escola . Profª Aneria Uma observação em sala de aula Cheguei a escola às sete horas e dez minutos, na altura que a coordenadora me tinha dito que era pra eu chegar para conversar com os professores antes delas irem para sala de aula. Estava vestida com uma blusa de lista e saia. Quando cheguei à escola já havia alguns alunos acompanhados dos pais e outros não, falei com a porteira que estava vestida com uma blusa.

Desta forma, parte-se do concreto ao abstrato, e, a metodologia de ensino deve privilegiar o interesse da criança. Se o indivíduo gosta da maneira como o conteúdo é aplicado e se tem afinidade com o objeto de estudo, mais rapidamente irá compreender. Conforme Sacristán e Pérez Gomes citado por (WEIDUSCHAT. 2007, ) Os planos levam à busca prévia dos materiais mais adequados. Sua seleção se torna um processo explícito de liberação para escolher os mais convenientes. Podemos afirmar, portanto, que sem planejamento não há aprendizagem formal de qualidade. Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, devem ser analisados e re-analisados constantemente pelos professores. Disciplina: Pratica Pedagógica II Curso: Licenciatura em História Período: 2º (2011. 2) Carga Horária: 30h Professor: Lurdes Silva Escola:__________________________________________________ Data: ___/____/_______ Roteiro: Relatório de Observação Prática escolar e as relações estabelecidas Como se dá o clima afetivo entre professor e aluno e vice e versa: ( )Há saudação inicial ( )Respeito ( )Diálogo ( )ocorrências indisciplinares.

Introdução Neste relatório foram observadas as práticas da IIª Unidade da Disciplina de Operações Básicas de Laboratório ministrada pelos Professores Alcinézio Menezes & Wagner Ribeiro. Essa é ligada ao DACI (Departamento Acadêmico de Sistemas, Processos e Controles Industriais), tem carga horária de 54 horas e é a disciplina que auxilia um estudante do curso técnico de Química Industrial a dar seus primeiros passos nesta área. Os métodos fundamentais e mais adequados para a prática laboratorial. Por favor, preciso de umas dicas de relatorio para uma semana de observaçao em uma escola dos alunos de 3 ano. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS FOLHA DE RELATÓRIO Modalidade: Intervenção Aluna: Kênia Bersa Pinheiro Período: 7º período Carga horária: 3h na turma da 5ª série do Ensino Fundamental. Disciplina: Língua Portuguesa Durante o período de intervenção, o professor trabalhou o som das palavras, tentando passar para os alunos a diferença entre fonemas (sons) e letras. A intervenção foi feita ao tirar as dúvidas dos alunos em distinguir dígrafos de encontros consonantais. FICHA DE OBSERVAÇÃO DA AULA Data: Escola: Professor (a) responsável: Horário da aula: Turma: Tema da aula: Jogos de regra e sensibilidade corporal. Objetivo: Aprimorar linguagem corporal, raciocínio, agilidade.

Na devolutiva, é fundamental se apoiar na teoria e se colocar também como aprendiz no processo formativo", finaliza Juliana. Pauta de observação de sala de aula
Nome do professor ___________________________
Disciplina ___________________________
Conteúdo da aula ___________________________
Data da observação ___________________________

1. A interação entre os alunos e o conteúdo
- O conteúdo é adequado às necessidades de aprendizagem da turma?
- As atividades e os problemas propostos são desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fácil e, para outros, muito difícil?
- Há a retomada de conhecimentos trabalhados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendizagens ou as atividades apenas colocam em jogo o que já é conhecido pela turma?
- Os recursos utilizados são adequados ao conteúdo?
- Como está organizado o tempo da aula? Foram reservados períodos de duração suficiente para os alunos fazerem anotações, exporem as dúvidas, debaterem e resolverem problemas?

2.

A interação entre o professor e os alunos
- Os objetivos de aprendizagem de curto e longo prazos dos conteúdos em questão estão claros para a turma?
- As propostas de atividades foram entendidas por todos? Seria necessário o professor explicar outra vez e de outra maneira? As informações dadas por ele são suficientes para promover o avanço do grupo?
- As intervenções são feitas no momento certo e contêm informações que ajudam os alunos a refletir?
- O professor aguarda os alunos terminarem o raciocínio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evolução do pensamento?
- As hipóteses e os erros que surgem são levados em consideração para a elaboração de novos problemas?
- As dúvidas individuais são socializadas e usadas como oportunidades de aprendizagem para toda a turma?

3. A interação dos alunos com os colegas
- Os alunos se sentem à vontade para colocar suas hipóteses e opiniões na discussão?
- Nas atividades em dupla ou em grupo, há uma troca produtiva entre os alunos?
- Com que critérios a classe é organizada?
- Os alunos escutam uns aos outros? Atenção à postura dentro da sala de aula

Alguns detalhes vão ajudar você a não ser invasivo no momento da observação.

Relatório de Regências Ensino Fundamental

A escola de hoje é a mesma em que (MARIA MONTESSORI, 1870-1952) estudou, no século XIX. Onde, segundo ela As crianças ficavam iguais uma coleção de borboletas, cada uma pregada no seu lugar. Da mesma forma ainda é, não houve mudanças significativas: as crianças ainda ficam em filas indianas, um atrás do outro em suas carteiras; La na frente fica o professor (a), giz e quadro negro. ANEXO D RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Data 02/03/15 Ano/Série III Nível Infantil Disciplina/ Área de Conhecimento Português Conteúdo Conversa informal Conto com dedoches Atividades desenvolvidas Os alunos formam a fila e vão para o refeitório cantando a musica do lanchinho, logo depois escovam os dentes e vão para sala. A professora iniciou a aula com uma linda musica de bom dia, em seguida fez a chamada que fica na parede. A professora mostra ainda na parede a letra inicial do nome de.

Tire uma cópia das anotações feitas e entregue a ele antes da devolutiva para que possa se preparar para a conversa, que deve ser sempre individual e, no máximo, uma semana após a data da observação. Inicie o bate-papo citando tudo de positivo que você viu, demonstrando com isso que reconhece o bom trabalho feito. Em seguida, trate dos pontos que precisam ser melhorados.

Um procedimento que sempre enriquece esse debate é a apresentação do embasamento teórico (para dar consistência às observações e à apresentação de sugestões para a mudança da prática). Não se esqueça de ouvir o professor, que certamente vai expor as dificuldades que encontra e as necessidades que ele tem para colocar em uso as propostas feitas por você.

"Todo processo formativo é sempre conflituoso. O coordenador só conquista o respeito do grupo quando o docente percebe que as devolutivas têm resultados positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no desempenho dos alunos", afirma Fátima Camargo, mestre em Didática pela Universidade de São Paulo (USP) e consultora pedagógica.

Ou seja, só aprendemos o que nos causa interesse, o que nos parece útil. Para pensar em novas abordagens
Problemas adequados são os que representam um desafio possível. Ou seja, não podem ser tão fáceis a ponto de serem solucionados sem esforço nem tão difíceis que se tornem desestimulantes. Quando 80 da turma acerta sem dificuldade as questões propostas, é hora de lançar novos desafios. Se mais da metade não encontra solução, é preciso orientar o professor para que ele tente novas abordagens e ajudá-lo a diversificar as atividades.

Como usar bem o material pedagógico
Mapas, slides, ilustrações, fotos e vídeos precisam ser adequados ao conteúdo trabalhado, utilizados em momentos certos e ter qualidade técnica. Quando alguma dessas coisas não acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as já disponibilizadas pela escola.

Entrar na classe para analisar as interações entre os alunos e o professor requer planejamento e quebra de resistência

Que situações nos deixaram pensativos, intrigados, ou seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em pratica, ledo engano. Segundo (WEIDUSCHAT, 2007, p. 34) [] queremos dizer que existe um exercício intencional do professor que o leva, constantemente, a refletir sobre o que realizou, a mudar a sua ação sempre que necessário e a refletir novamente sobre os rumos de sua nova ação. Assim temos: Ação-reflexão-ação. A arte de educar certamente é a mais nobre de todas. (WEIDUSCHAT 2007, p. 49) nos informa que: Certamente, a grande preocupação que se apresenta gira em torno da formação do educador e da educadora para que estes dêem conta de discutir e de participar da construção de uma escola com valores humanísticos, de formação de sujeitos autônomos. O didata, mestre, professor, deve sempre estar atento a sua formação, pois, o mundo esta em constante transformação. Citando novamente Paulo Freire Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes. (apud WEIDUSCHAT. 2007, ).

Do outro lado, as crianças querendo saber como seriam minhas aulas. Tenho certeza da importância do diálogo franco, aberto, professor/ aluno, para a construção recíproca de conhecimentos. Pensando no meu tempo de escola, eu e meus coleguinhas, como nós aprendíamos, de qual modo nossos professores nos ensinavam. Naturalmente os tempos são outros, mas os meios de percepção, e de apreciação das aulas, pelas crianças, ainda são os mesmos. Os textos clássicos da literatura infantil: Disney; Monteiro Lobato; Vinícius de Moraes, entre outros, ainda despertam o interesse da meninada. Levei Os Três Porquinhos para a sala de aula e li a história para as crianças, que se divertiram muito com os porquinhos preguiçosos e com o atrapalhado lobo mau caindo no caldeirão com água fervendo. O construtivismo propõe que o aluno aprenda através da interação com o meio.



O resultado final desse processo deve ser um planejamento de formação para o professor e para toda a equipe docente. Acreditar nessa perspectiva pressupõe encarar o educador como um profissional capaz de construir as próprias estratégias de ensino com base na reflexão sobre a prática. Olá, li os seus relatórios sobre gestão, educação infantil e series iniciais do ensino fundamental, e gostaria que me enviasse os anexos de cada um deles se possível, muito bom o teor dos relatórios parabéns! Em pleno século XXI, e com o advento das novas tecnologias, é imprescindível que as escolas e professores se adéqüem ao sistema de informações imediato (INFORMÁTICA). Pois, nossas crianças são da geração dos computadores; internet; lam house; interação virtual; hiper-textos. E, os Educadores não podem ficar alheios, às margens das tecnologias. Caso contrário as aulas cairão em um completo dês-interesse, por parte dos alunos, que vêem o mundo de uma forma diferente do que era no passado.

Trabalhei com os alunos temas referentes ao dia-a-dia, através de resolução de problemas. A idéia de somas de parcelas iguais; a idéia de disposição retangular; análise de possibilidades. Conteúdos que fazem parte do cotidiano das crianças, como o comprimento de uma quadra; quantos quarteirões teem de casa à escola; quanto vou pagar pela bicicleta se comprar em várias parcelas; minha sala de aula tem 40 alunos, considerando que a escola possui 12 salas, qual será o total de alunos da escola; um dia tem 24 horas, quatro dias terá quantas horas? PRESENCIAL CONECTADO curso de letras maria gisélia ramalho estágio curricular obrigatório na disciplina de língua portuguesa- observação ii: ensino médio Relatório de Observação-Carga Horária: 80 horas Araçuaí-MG 2010-11-19 Maria gisélia ramalho estágio curricular obrigatório na disciplina de língua portuguesa- observação ii: ensino médio Relatório de Observação-Carga Horária: 80 horas Trabalho apresentado ao Curso de Letras.

O primeiro deles é lembrar que aquele espaço é do professor. Por isso, procure sentar-se no fundo da sala ou nas laterais, manter a menor interação possível com os alunos e nunca interferir na fala do docente.

Mesmo que a pauta tenha sido discutida e fechada previamente, uma vez na sala é preciso analisar todas as interações e estar aberto para se surpreender com situações que não esperava encontrar - que podem, inclusive, ser extremamente positivas.

O que é observado deve ser apenas anotado nesse momento. Durante e após a observação, você vai construindo hipóteses sobre as interações que dão certo e as que precisam de ajustes - e essa será a base do registro e da conversa posterior com o professor.

Devolutivas consistentes apontam caminhos

O trabalho de observação não termina quando o coordenador sai da sala de aula. Ao contrário. Talvez a parte mais importante venha a seguir: a conversa com o professor.



Como dar os primeiros passos e quebrar resistências

A ideia é simples: você entra na classe, assiste a uma aula, faz anotações e, com base nelas, tem mais segurança para planejar os encontros de formação e orientar os professores, certo? Certo. Só que não é tão simples assim: alguns docentes sentem seu espaço invadido com a presença de um observador.

É preciso criar um clima e uma cultura em que a parceria no desenvolvimento profissional esteja acima de melindres pessoais.

Para quem está iniciando na função de coordenador ou chegando a uma escola em que não existe essa prática, é um pouco mais complicado. O primeiro passo é conversar com toda a equipe nos encontros coletivos, esclarecendo que os principais objetivos são: montar a pauta de formação continuada com base nas necessidades de ensino e conhecer bons exemplos de prática didática que mereçam ser compartilhados com a equipe (sim, às vezes elas ficam restritas a uma só sala de aula, quando poderiam ser divulgadas e ajudar outros alunos a aprender).

O cronograma mensal de observação fica disponível no quadro de recados. Os docentes têm acesso também à planilha de observação que ela usa. Para diminuir a ansiedade, ao terminar cada observação, ela conversa com os docentes, mas a verdadeira devolutiva vem depois da análise que ela faz do que viu e dos outros registros do professor. No fim, cada docente recebe um relatório no qual há um espaço para que ele se manifeste. "No segundo encontro individual, conversamos novamente sobre a prática dele, dou orientações teóricas e traçamos um planejamento, que fica registrado no relatório como um compromisso formativo entre nós", diz a coordenadora. Após a leitura do texto por todos os alunos, cada criança leu um trecho da estória, fizemos uma análise da leitura, ou seja, o quê os porquinhos estavam construindo, quem queria comê-los, onde eles moravam? Prático, o porquinho mais velho era muito responsável e trabalhador, e os outros dois gostavam de trabalhar ou só de cantar e dançar? Penso que esses textos por chamarem a atenção dos pequenos, levam a uma boa compreensão, interpretação, o quê o autor quis passar foi entendido com êxito.

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Procedimentos: separar a turma em grupo, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada grupo disponibilizar uma cartolina, e para o grande grupo disponibilizar papéis crepons e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens, pessoas, animais e representações culturais). Quando os grupos terminarem pedir que eles apresentem suas bandeiras e depois estas poderão ser expostas no corredor da escola.

Source: https://www.trabalhosfeitos.com

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